O impacto da tecnologia na gestão de pessoas e processos

A tecnologia é, sem dúvidas, um fator transformador nas empresas. Conectar pessoas a esse universo tem sido crucial para alcançar novos patamares de resultados e inovação nos negócios. A implementação de soluções tecnológicas e o uso de dados otimizam processos internos, reduzem burocracias e geram mais eficiência.

Para isso, existem três pilares que são fundamentais e vêm influenciando diretamente a área de recursos humanos das empresas. Primeiro, a implementação de recursos e ferramentas tecnológicas incluindo softwares atualizados de gestão para otimização de processos, seguido pelo uso de dados para apoiar na tomada de decisões.

E, por fim, o uso da inteligência artificial (IA), que vem ganhando relevância recentemente, em uma velocidade acelerada, incrível e ao mesmo tempo assustadora. A IA já é uma realidade para muitos segmentos técnicos, e no RH também tem promovido grandes mudanças em cultura, processos e gestão de pessoas.

1) Processos e softwares para otimização de tempo:

Com a adesão de tecnologia, diversas tarefas são realizadas de forma rápida e precisa, liberando a equipe para atividades estratégicas e minimizando os erros manuais. Segundo a pesquisa OTRS Spotlight: IT Service Management 2023, 78% das empresas brasileiras já investiram em automação, sendo que 52% já adquiriram ferramentas, enquanto 26% investiram em sistemas. Alguns exemplos de ações rotineiras, como processamento de folhas de pagamento, gerenciamento de benefícios e contratação ou admissão de colaboradores, podem gerar uma economia brutal de tempo. Algumas ferramentas como softwares de gestão de Recursos Humanos integrados possibilitam a centralização de dados e a execução automatizada de diversas funções. Dessa forma, além de reduzir possíveis erros, a automação garante a conformidade com normas trabalhistas e políticas internas, minimizando riscos de penalidades e litigâncias.

2) Mensuração e uso de dados para a tomada de decisões:

Outro pilar fundamental para a área de pessoas — que apoia diversas áreas estratégicas de negócios  — é a mensuração e uso de dados para a tomada de decisões. Fazer pesquisas internas, coletar e analisar dados em tempo real transformou a dinâmica de trabalho, já que isso permite que os gestores identifiquem tendências, padrões e áreas que necessitam de melhorias. Indicadores-chave de desempenho (KPIs, como taxa de rotatividade, engajamento dos colaboradores e produtividade) podem ser monitorados para informar decisões estratégicas.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *